Estádio da Gávea

Nome Estádio José Bastos Padilha

Características  

Local Rio de Janeiro

Capacidade 8 000 pessoas  

Construção  

Data 1933-1938

Inauguração Data 4 de setembro de 1938

Partida inaugural Flamengo 0x2 Vasco

Primeiro gol Niginho (Vasco da Gama)

Último Jogo

Recordes

Público recorde 15 321

Data recorde 23 de Novembro de 1941

Partida com mais público Flamengo 2x2 Fluminense

Outras informações

Expandido 1994

Fechado 1997

Proprietário Flamengo

Administrador Flamengo

Mandante Flamengo

Estádio da Gávea

O Estádio da Gávea, cujo nome oficial é Estádio José Bastos Padilha, é um estádio de futebol inaugurado em 4 de setembro de 1938, situado no bairro do Leblon, no município do Rio de Janeiro, no Brasil. Sua capacidade máxima atual é de 8 000 pessoas. É de propriedade do Clube de Regatas do Flamengo. O estádio recebeu o nome de José Bastos Padilha, presidente do clube entre 1933 e 1937, durante a construção do estadio.

Impropriedade do nome popular

Popularmente, o estádio costuma ser chamado de "Estádio da Gávea", embora, legalmente, o estádio não se situe no bairro da Gávea, mas no bairro do Leblon. O Fla-Flu da Lagoa, realizado em 23 de novembro de 1941, criou a crença de que o estádio se situasse no bairro da Lagoa. Neste embate, supostamente, os jogadores do Fluminense chutaram de proposito bolas na direção da Lagoa Rodrigo de Freitas (na época, a distancia do estadio para a lagoa era pequena), tentando ganhar tempo no jogo disputado no estádio da Gávea, e os remadores do Flamengo teriam se lançado às águas para resgatar as bolas. Fato ou não, o emocionante empate por 2 a 2 garantiu o título de 1941 para o Flu.

História

O jogo de estreia do Flamengo no estádio foi contra o Vasco da Gama em 4 de setembro de 1938. Na ocasião, a equipe da casa perdeu por 2 a 0.

Em 1994, o então presidente Luiz Augusto Veloso implantou, em parceria com uma empresa privada, uma arquibancada tubular no estádio, ampliando a capacidade para 25 000 pessoas, de modo a poder usar o estádio em partidas contra equipes de menor porte e, dessa maneira, reservar o Maracanã somente para partidas contra times de maior expressão. O Estádio da Gávea passou a servir também como palco para grandes eventos, gerando uma fonte alternativa de receita para o clube.

O Flamengo não utiliza mais o Estádio da Gávea para partidas oficiais. Seu último jogo no local foi em 27 de abril de 1997, quando venceu por 3 a 0 o Americano. Desde então, o clube passou a mandar suas partidas apenas no Maracanã.

Um dos maiores eventos recebidos pelo estádio foi um megashow do cantor inglês Elton John em 24 de Novembro de 1995, durante a sua turnê "Made in England". O público foi de 60 000 pessoas e o show saiu posteriormente em DVD. Roberto Carlos e Tim Maia também se exibiram no local.

O estádio recebeu público de mais de 20 000 espectadores na apresentação de Ronaldinho Gaúcho pela equipe do Flamengo, em 12 de janeiro de 2011.

Projeto

Atualmente, o Flamengo não joga no Estádio da Gávea. O clube sempre utiliza o Maracanã ou outros estádios. O Flamengo tem um projeto de revitalização da Gávea, tornando-a uma arena para enfrentar equipes de menor expressão.

Em outubro de 2013 o clube assinou contrato com a concessionária 'Maracanã SA' em que consta o compromisso de que a construtora Odebrecht (sócia majoritária do consórcio administrador do Maracanã) realizará estudo de viabilidade para a construção ou reforma do estádio, estudo esse que deve ser finalizado até o fim do ano de 2014.